Noticias e Destaques
Noticias e Destaques
LIFE Estepárias eleito como “Best LIFE Nature project” de 2013
26 Março 2014

O Projecto LIFE Estepárias foi seleccionado como um dos 11 melhores projectos LIFE de 2013, entre 34 projectos que terminaram e foram avaliados em 2013.


O Projecto LIFE Estepárias, que visou a recuperação e conservação de habitats favoráveis à conservação da Abetarda, Sisão e Peneireiro-das-torres nas ZPE de Castro Verde, Piçarras, Vale do Guadiana e Mourão/Moura/Barrancos, foi apresentado como um dos 11 melhores projectos LIFE de 2013, tendo sido seleccionado entre 34 projectos que terminaram e foram avaliados em 2013.

O Projecto LIFE Estepárias “Conservação da Abetarda, Sisão e Peneireiro-das-torres nas estepes cerealíferas do Baixo Alentejo LIFE07/NAT/P/654”, iniciado em Janeiro de 2009 e concluído no final de 2012, foi coordenado pela LPN – Liga para a Protecção da Natureza, e teve como parceiros a EDP-Distribuição e o Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS/ISCTE-IUL). Foi co-financiado a 75% pelo Programa LIFE + – Natureza, da Comissão Europeia, e contou ainda com o financiamento de empresas nacionais (Somincor, EDP, REN/ERSE).

Este projecto LIFE contribuiu para a conservação e melhoria de áreas privilegiadas para as três espécies-alvo (Abetarda, Sisão e Peneireiro-das-torres), mas também para promover a participação activa das comunidades locais, incluindo escolas, proprietários privados, agricultores e gestores de caça, sem os quais a conservação da estepe cerealífera, habitat destas emblemáticas espécies, não seria possível.

Os prémios “Best of LIFE” pretendem aumentar a divulgação dos resultados de projectos LIFE, financiados pelo programa com o mesmo nome, identificando e reconhecendo aqueles cujos resultados tiveram um impacto importante na protecção de espécies e habitats ameaçados.

Em 2013, os 11 projectos seleccionados foram:

  • LIFE05 NAT/DK/153 Houting
  • LIFE05 NAT/PL/101 Aquatic Warbler project
  • LIFE06 NAT/B/091 PLTHautes-Fagnes
  • LIFE06 NAT/FIN/129 Kokemäenjoki-LIFE
  • LIFE07 NAT/EE/120 HAPPYFISH
  • LIFE07 NAT/FIN/151 FINMARINET
  • LIFE07 NAT/GR/285 ConShagAudMIBAGR
  • LIFE07 NAT/P/654 Estepárias
  • LIFE07 NAT/P/649 SAFE ISLANDS FOR SEABIRDS
  • LIFE08 NAT/CY/453 PLANT-NET CY
  • LIFE08 INF/D/032 Netze des Lebens
  • LIFE08 NAT/GR/539 AMIBIO
  • LIFE09 INF/GR/319 PROM.SUS.FIS.PR.PRESPA

Adicionalmente a este reconhecimento, os Estados-Membros encontram-se a avaliar os melhores projectos entre os 11 identificados, de modo a seleccionar os 4 "Best of the Best Projects", cujos resultados deverão ser anunciados em Abril.

A cerimónia de entrega de prémios irá decorrer dia 29 de Abril, em Bruxelas, na presença de representantes dos Estados-Membros que acompanham a implementação das Directivas Aves e Habitats.

Este prémio é um importante reconhecimento do trabalho efectuado pelas equipas dos Parceiros do Projecto na conservação das emblemáticas aves estepárias das planícies alentejanas, mas também das empresas que contribuíram com parte do financiamento e das entidades locais Governamentais e Não-Governamentais (Autarquias, Freguesias, Associações Locais de Agricultores, Caçadores e de Desenvolvimento), proprietários, agricultores, gestores cinegéticos, caçadores, escolas, entre outros, que directa ou indirectamente se envolveram nesta causa. BEM-HAJAM TODOS!

Consulte o site para mais informações sobre o Projecto e conheça os principais resultados alcançados que estão resumidos no Relatório para Leigos (Layman).

JUNTOS PELAS AVES ESTEPÁRIAS!