Projecto | Locais de Intervenção Geográfica |
ZPE de Mourão/Moura/Barrancos
Zona de Protecção Especial de Mourão/ Moura/ Barrancos
(PTZPE0045)

A ZPE de Mourão/Moura/Barrancos, com 84.909 ha, que abrange território dos municípios de Barrancos (21%), Moura (59%), Mourão (20%) e Serpa (1%). Parte desta ZPE sobrepõe-se ao pSCI (Sítio de Interesse Comunitário proposto) de Moura/Barrancos (47%).

A paisagem é bastante heterogénea com extensas áreas agrícolas e florestais, vales dos afluentes do rio Guadiana, incluindo uma parte da albufeira de Alqueva. A agricultura inclui áreas com pastagens, culturas de cereal, olivais e vinhas. As áreas florestais estão bem representadas na ZPE e são dominadas por montados mais ou menos dispersos de azinho e de sobro.

Relativamente à biodiversidade, a ZPE de Mourão/Moura/Barrancos é muito importante para a conservação das aves estepárias e para várias espécies de aves de presa, como o Abutre-preto (Aegypius monachus), a Águia-real (Aquila chrysaetus), a Águia-imperial (Aquila adalberti) e a Águia-de-Bonelli (Aquila fasciata). Esta é a área de invernada de Grou (Grus grus) mais importante de Portugal (ICNB 2006). Esta é também uma das áreas prioritárias para a conservação do Lince-ibérico (Linx pardinus) em Portugal e alberga a segunda área mais importante para espécies ameaçadas de morcegos do país.

Quanto às aves estepárias esta ZPE é uma importante área de invernada importante para a Abetarda (Otis tarda) e abriga a segunda maior população nacional reprodutora de Sisão (Tetrax tetrax). O Peneireiro-das-torres (Falco naumanni) desapareceu desta área recentemente, essencialmente devido à perda de locais de nidificação naturais mas também devido a alterações do habitat de alimentação. No entanto a existência de habitat favorável para a alimentação da espécie justifica a importância da criação de condições para o regresso da mesma, principalmente através da melhoria do habitat de reprodução, ou seja, da disponibilização de locais de nidificação.  


Ver ZPE Mourão/Moura/Barrancos num mapa maior