Um dos objectivos a que o Projecto LIFE se propõe prende-se com questões mais direccionadas para a sensibilização ambiental:
    - Sensibilização da opinião pública e educação ambiental através da edição de diferentes materiais de divulgação, desenvolvimento de actividades de educação ambiental para os mais novos e visitas guiadas nos habitats das espécies-alvo.
 
  Para cumprir este objectivo, serão desnvolvidas as seguintes principais acções:
    - Apresentação do Projecto às Escolas: A equipa do projecto visitará as escolas que pertencem às 4 ZPE’s. Nestas sessões serão utilizados materiais produzidos no âmbito do projecto, que inclui apresentação multimédia e exemplares em 3D das 3 espécies alvo. Com as escolas/ turmas que demonstrarem maior motivação serão realizadas visitas de campo para observação de aves, bem como algumas visitas ao CARAS (Centro de Recuperação de Aves Silvestres) em Évora.
     
    - Concurso de Banda Desenhada: Após a apresentação do Projecto às escolas, será promovido um concurso de Banda Desenhada em articulação com a BDteca da Biblioteca Municipal de Beja, bem como com outras bibliotecas dos vários conselhos envolvidos no Projecto.
 
    - Peça de Teatro para Crianças: Será realizada uma dramatização de uma história infanto/juvenil que será editado pela LPN. Esta acção deverá ser desenvolvida em pelo menos 3 escolas pertencentes à área geográfica de intervenção do projecto. Esta peça de teatro será depois apresentada publicamente nas 4 ZPE’s. O conto será editado até ao final do 2.º ano do Projecto e a sua dramatização será trabalhada durante os anos lectivos de 2010/2011 e 2011/2012. A peça de teatro será orientada por 2 directores profissionais de Dramatização que treinarão/formarão professores e técnicos do projecto para a preparação da Peça.
 
 
Público-alvo
Ensino Básico do 1.º, 2.º, 3.º Ciclos e ensino Secundário das 4 ZPE’s
Cronograma de actividades
    
        
            | 
             Actividades previstas 
             | 
        
        
            | 
             Apresentação do Projecto às escolas   (turmas aderentes) 
             | 
            
               
             | 
        
        
            | 
             Visitas de campo para observação de   aves 
             | 
            
               
             | 
        
        
            | 
             Organização de uma exposição   itinerante 
             | 
            
               
             | 
        
        
            | 
             Visitas ao CARAS 
             | 
            
               
             | 
        
        
            | 
             Concurso de Banda Desenhada 
             | 
            
               
             | 
        
        
            | 
             Participação no Festival de BD de   Beja com os melhores trabalhos do Concurso 
             | 
            
               
             | 
        
        
            | 
             Formação em expressão dramática   para professores e técnicos do projecto 
             | 
            
               
             | 
        
        
            | 
             Concepção e publicação de conto infanto-juvenil   sobre as três espécies alvo 
             | 
            
               
             | 
        
        
            | 
             Dramatização do Conto (ensaio para   peça de teatro) 
             | 
            
               
             | 
        
        
            | 
             Apresentação pública da peça de   teatro 
             | 
            
               
             | 
        
        
            | 
               
             | 
        
        
            | 
             Período de Realização 
             | 
        
        
            | 
             Ano lectivo 
            2009/10 
             | 
            
             Ano Lectivo 
            2010/ 11 
             | 
            
             Ano Lectivo 
            2011/12 
             | 
        
        
            | 
             Set                  
             | 
            
             Set 
             | 
            
             Set 
             | 
        
        
            | 
             Out                 
             | 
            
             Out 
             | 
            
             Out 
             | 
        
        
            | 
             Nov                
             | 
            
             Nov 
             | 
            
             Nov 
             | 
        
        
            | 
             Dez                 
             | 
            
             Dez 
             | 
            
             Dez 
             | 
        
        
            | 
             Jan                  
             | 
            
             Jan 
             | 
            
             Jan 
             | 
        
        
            | 
             Fev 
             | 
            
               
             | 
            
             Fev 
             | 
            
             Fev 
             | 
        
        
            | 
             Mar 
             | 
            
               
             | 
            
             Mar 
             | 
            
             Mar 
             | 
        
        
            | 
             Abr 
             | 
            
               
             | 
            
               
             | 
            
             Abr 
             | 
            
             Abr 
             | 
        
        
            | 
             Mai 
             | 
            
               
             | 
            
               
             | 
            
             Mai 
             | 
            
             Mai 
             | 
        
        
            | 
             Jun 
             | 
            
             Jun 
             | 
            
             Jun 
             |