Sensibilização Ambiental | Escolas |
Espaço Docentes
Actividades de Educação Ambiental
Um dos objetivos do projeto LIFE Estepárias é o de sensibilizar e melhorar a divulgação de informação sobre boas práticas de gestão com vista à preservação da Abetarda, Sisão e Peneireiro-das-torres e dos seus habitats.

Grande parte dos esforços de sensibilização dirigem-se diretamente à população escolar de diferentes níveis de ensino. A aposta recai na formação e educação de crianças e jovens como veículos de informação e sensibilização de outros jovens e adultos, considerando-se esta uma medida de proteção e respeito pela Natureza a curto, médio e longo prazo.

Competências

Após a realização das ações de Educação Ambiental, pretende-se que os alunos adquiram as seguintes competências:
  • Identificar possíveis problemas ambientais, nomeadamente as suas causas e efeitos.
  • Conceber projetos, passando por todas as etapas, desde a definição de um problema até ao planeamento, execução e intervenção no meio, se for esse o caso.
  • Pesquisar, selecionar, analisar e organizar informação, recorrendo a diversas fontes (jornais, livros, internet, habitantes da região, responsáveis autárquicos, etc.).
  • Comunicar resultados de pesquisas e de projetos, expondo as suas ideias e as do grupo, utilizando recursos diversos, nomeadamente as novas tecnologias da informação e comunicação.
  • Delinear estratégias de monitorização e avaliação das etapas envolvidas no projeto e do projeto como um todo.
  • Realizar trabalho cooperativo no desenvolvimento de um projeto, responsabilizando-se individualmente pelas tarefas atribuídas.
  • Utilizar o pensamento crítico e a capacidade de iniciativa e autonomia na tomada de decisões indispensáveis ao exercício da cidadania.

Plano de Ação

O que se propõe aos alunos e professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário é que integrem o tema deste projeto como tema central ou parcelar da Área de Projeto (AP) ou do Projeto Tecnológico (PT) a desenvolver no ano letivo 2010/2011 e participem na sensibilização de outros alunos e/ou da restante comunidade para a conservação da Abetarda, sisão e Peneireiro-das-torres, bem como de outras espécies ameaçadas e dos seus habitats, assumindo um papel ativo enquanto difusores de uma mensagem de respeito pela Natureza. Esta proposta é feita no sentido de aumentar o alcance e a eficácia das ações de Educação e Sensibilização Ambiental do projeto LIFE, proporcionando às turmas envolvidas a possibilidade de colaborar em parceria com uma Organização Não Governamental de Ambiente no desenvolvimento e um projeto concreto de conservação.

A AP e o PT têm uma natureza interdisciplinar e transdisciplinar, visando a realização de projetos concretos por parte dos alunos, com o fim de desenvolver nestes uma visão integradora do saber, promovendo a sua orientação escolar e profissional e a sua aproximação ao mundo do trabalho. A AP e o PT são também um espaço curricular próprio para que os alunos e professores criem oportunidades que aproximem a escola da comunidade e da sociedade em que esta se insere, contribuindo positiva e inequivocamente para a formação pessoal e social dos jovens através de uma educação para a cidadania que pode e deve ser vivida, partilhada e refletida em contextos reais e diversificados. (Ministério da Educação, 2006).

Seguindo as orientações do Ministério da Educação, pretende-se que a conservação de populações destas 3 aves, seja um tema desenvolvido continuamente ao longo do ano letivo, possibilitando aos alunos planearem e executarem um projeto, simultaneamente, de forma autónoma e orientada pelos professores, mas em estreita colaboração com a LPN.